segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Fóruns Boas Práticas

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística agendou sete Fóruns, que terão lugar no decorrer do presente ano lectivo.
Considerando as mudanças que caracterizam a sociedade actual, os efeitos da globalização e a decorrente multiculturalidade, a escola não pode ignorar as novas dinâmicas daí subsequentes. É preciso e é urgente mudar, reinventar a escola, no sentido de torná-la num espaço atractivo e agradável, onde o ensinar e o fazer aprender ganhem cada vez mais sentido. Deste modo, novos desafios são colocados aos educadores e aos professores, obrigando-os ao repensar das práticas pedagógicas e curriculares.
Neste pressuposto, pretendemos que estes Fóruns constituam um espaço para reflexão e partilha de questões relacionadas com a Educação, com a Escola, com novos desafios e dos novos papéis dos educadores e professores, numa perspectiva de partilha de boas práticas.
O primeiro Fórum, que se realizou no dia 26 de Outubro, no Auditório do Museu Casa da Luz, contou com a presença de cerca de 70 participantes. A palestra, “Formação contínua e o desenvolvimento profissional dos educadores/professores” teve como orador o Mestre Manuel André, Director de Serviços de Formação e Inovação Pedagógica da Direcção Regional de Educação, proporcionou um debate interessante entre os participantes. Pela dinâmica que se criou, notou-se que esta temática carece de alguma atenção por quem de direito. Na segunda parte do Fórum tivemos a amostra em vídeo, de quatro exemplos de boas práticas, no âmbito das Modalidades Artísticas (1.ºCEB).
O próximo Fórum irá realizar-se a 30 de Novembro, a partir das 14h30, também no Auditório do Museu da Casa da Luz, e terá como tema “A relação professor/aluno – factor de sucesso/insucesso, que será exposto pela Subdirectora Regional de Educação, Dr.ª Margarida Pocinho.
Relembramos que estes Fóruns, de entrada livre, estão abertos a todos os Educadores, Professores e demais interessados por questões relacionadas com a Educação.
Fóruns para 2008: 25 de Janeiro; 29 de Fevereiro; 4 de Abril; 16 de Maio e 11 de Julho.

Natalina Santos

4 comentários:

Rodolfo Cró disse...

Penso que o tema representa um dos pontos cruciais para o sucesso do aluno e também do professor. Ao fazer uma breve análise sobre os tipos de modelos que existe nas escolas, como por exemplo da escola tradicional, em que o professor expõe os conteúdos e o aluno cumpre todos os processos ditos correctos, sendo neste caso o alvo; ou da escola nova, em que o aluno é o "alvo" mas num conceito de ser o centro da escola, ou seja, à volta dele se desenvolvem os programas curriculares, na verdade, representam uma ambiguidade que por vezes pode se tornar decisiva no desenrolar do trabalho. Com isto quero dizer que o papel do professor é determinante, mesmo baseando-se nestes dois modelos. Nos dias de hoje, com a crescente multiculturalidade cada vez mais se exige ao professor um conjunto de soluções que de certa forma reduzem as diferenças que a própria sociedade cria. Penso que a música e neste caso a educação artística tem um papel fundamental, porque através dela podemos chegar, e afirmo mais uma vez podemos chegar ao sucesso pretendido. Vamos trazer o que está de fora da escola para dentro da sala e vamos também fazer o inverso. Para que isto aconteça é preciso existir uma boa relação entre professor e aluno.

Anônimo disse...

Realizou-se no passado dia 30 de Novembro de 2007, no Museu de Electricidade – Casa da Luz, o segundo Forum de Boas Práticas Artísticas cujo tema considero de extrema importância para todos aqueles que apresentam responsabilidades ao nível da Educação: A Relação Professor/Aluno factor de sucesso ou insucessos.
Achei muito interessante todas as abordagens que foram proferidas quer pelo Director Regional de Educação, a abrir o fórum, quer pela conferencista a Professora Drª. Margarida Pocinho. Ambos deixaram claro que esta relação professor/aluno é o cerne das grandes questões, com as quais se confrontam os Educadores e Professores dos dias que correm. Conhecer, ouvir, compreender e só depois orientar são as grandes dimensões a que são chamados todos os professores e Educadores no seu dia a dia.
Os testemunhos das boas práticas por parte dos Professores Tânia Fernandes e José António Sousa, foram muito conscientes, transparentes e transportavam uma carga emocional muito bem vincada.
Só me resta lamentar a fraca adesão dos profissionais em Educação, principalmente aqueles ligados às práticas artísticas. Por vezes pensei que aquele espaço, tão simpático, como é o auditório do Museu de Electricidade seria demasiado pequeno para reunir tanta gente interessada num debate com base num tema tão pertinente; pelos vistos, estava enganado.
Estaremos porventura a desvalorizar aquelas acções que alimentam e fortalecem as nossa práticas pedagógicas, em prol de outros afazeres que em nada contribuem para um ensino cada vez mais consciente e consistente.
Caros amigos;
Como diz Paulo Freire “Educar é um acto de amor, logo um acto de coragem”. Para tal, acho que temos que estar receptivos à inovação e à mudança, e acima de tudo, TEREMOS DE REAPRENDER A FORMA DE EDUCAR, DE PENSAR E DE AGIR.

Rodolfo Cró disse...

Penso que a fraca adesão poderá se explicar por ser um dia de greve geral da função pública, penso eu...!!

Anônimo disse...

Penso que a greve não deverá justificar a fraca adesão, porque se assim for, é sinal de que estamos muito mal e que nós, educadores e professores, não sabemos o que andamos a fazer.
Afinal, com que objectivo se vem a um Fórum? Será mais um pretexto para faltar às nossas obrigações profissisonais?
E voltando à questão da greve, para aqueles que a ela aderiram, era uma forma de poderem estar no Fórum sem os "constrangimentos" habituais.
Tiremos as nossas conclusões...!
NS